sexta-feira, 31 de outubro de 2008

Sala do 1º Ciclo e Jardim de Infância - 27 de Outubro, dia das Bibliotecas


No dia 27 de Outubro celebrou-se o Dia Mundial das Bibliotecas Escolares.

Na Biblioteca, lançámos um desafio aos alunos, professores e funcionários da Escola:

“Olá! Eu sou a Biblioteca da nossa Escola. Hoje estou muito contente porque é o meu dia e toda a gente se lembra de mim !
Para provar que também tu te lembras de mim, venho lançar-te um desafio. Faz um desenho ou escreve um pequeno texto sobre a biblioteca, que depois será afixado numa das minhas paredes.”


Foi com muita carinho que recebemos os desenhos e os textos; trabalhos fantásticos, que encheram as paredes da nossa biblioteca de cor e alegria.
Aqui vão alguns exemplos de “miúdos e graúdos”:

"A Biblioteca é um lugar cheio de magia e fantasia, onde podemos aprender e ensinar muitas coisas. É uma amiga para toda a vida que cuidará de nós, se nós cuidarmos dela." (Luís)


“A Biblioteca é ... um espaço de encontro com os livros. Tem um papel muito importante no despertar/desenvolver o “bichinho” da leitura. É nosso dever contribuir para o seu pleno funcionamento desenvolvendo/participando em actividades diversificadas, que vão ao encontro das necessidades/interesses dos alunos”. (Ana Maria)


“A Biblioteca é ... uma fonte onde podemos sugar a nossa sede de conhecimento. É ter o mundo ao alcance da nossa mão, numa sala logo ao lado. É ter acesso a guias, que, com a sua simpatia, nos ajudam nesta viagem, pelo conhecimento do mundo, que nos rodeia e nos intriga.” (Vitor)


A Biblioteca é um local maravilhoso, onde o conhecimento pode ser refinado.
Com pessoas interessantes e dedicadas torna-se mais fácil o acesso a este local, é o caso da nossa Biblioteca.
A nossa Biblioteca está viva e dinâmica, parabéns!
(Miguel)


“A Biblioteca é um espaço importante na vida de cada um, leva-nos ao infinito, aos sonhos, à tranquilidade.
É um espaço onde reina a paz, prevalece o silencio e tranquiliza nosso ser.
- Não faças da tua vida um rascunho pois, pode não dar tempo de passar a limpo.
- Somos o que fazemos, mas somos principalmente, o que fazemos para mudar o que somos.
Por isso cuida da tua Biblioteca pois, ajuda-te a crescer.”
(Isabel)


“A Biblioteca é ... um lugar mágico, onde podemos viajar na imaginação com as histórias que estão dentro dos livros.” (Célia)


“A biblioteca é ... um local onde podemos rir, sonhar, chorar... é sobretudo um local onde me sinto bem. Cada livro é uma nova história, um novo mundo para descobrir.” (Judite)


“A Biblioteca é... um espaço muito rico...cheio de muito saber...
A nossa biblioteca é especial na forma como nos recebem e na forma como trabalham para receber todos os grupos. Conseguem cativar dos mais “pequeninos” aos mais “crescidos”.
(Edite)


“A Biblioteca é ...um tesouro onde cada livro é uma preciosidade, que permite que façamos viagens mágicas por terras longínquas ou imaginárias. A Biblioteca proporciona um enriquecimento académico e pessoal para cada um de nós!” (Adélia)


“A Biblioteca é estar no meio dos livros, das histórias, da imaginação..., sentir que podemos fazer parte de um mundo tão vasto e tão sonhador, que só os livros nos podem dar!
A Biblioteca da nossa escola é tão bonita, alegre e divertida... e será sempre com esse espírito que ela continuará a receber quem a visita."
(Fátima)


“A Biblioteca é … um dos meus locais de eleição. Dantes vinha à biblioteca para estudar, ler um livro e até ler jornais e revistas. Desde sempre frequentei as bibliotecas por onde andei. Agora, tenho a sorte de passar ainda mais tempo na biblioteca, por casualidade, é também o meu local de trabalho. De vez, em quando levo um livro ou outro: já entrei num tribunal, assisti a um crime, fui a França e à Lua, estive ao lado da “Carochinha e do João Ratão” e da “Branca de Neve e dos Sete Anões” e todos os dias avisto muitos golfinhos azuis. Na biblioteca onde trabalho, há filmes, jogos didácticos, e muitos livros. Temos a visita de muitos amiguinhos para ouvirem histórias contados ou lidas, para desenharem e pintarem e também para levarem para casa livros emprestados e ver um ou outro filme. Na minha biblioteca há muita cor e muita vida e espero que continue assim por muito, muito tempo...” (Júlia)


"A Biblioteca é acolhedora e muito linda. É um sítio onde me sinto confortável e onde se pode trabalhar. Também é esperta, pois tem tantos livros! Não é egoista, pois de fosse não podiamos levar os seus livros para casa. O que eu mais gosto na Biblioteca é que me recebe sempre bem e é muito arrumada, pois eu também sou!" (Beatriz)


"A Biblioteca é como um Museu, só que com livros. Há muitos livros, computadores, jogos e podemos ver filmes. Fazemos actividades, mas a minha parte preferida é desenhar e ler livros de banda desenhada." (Rafael)


"A Biblioteca é um local onde podemos ler muitos livros, fazer pesquisas e estudar. Temos de estar sempre em silêncio para não incomodar os outros. Lá encontramos todo o tipo de livros e até podemos levá-los para casa." (Joana)


" A Biblioteca é bonita e bem arrumada, está bem limpinha e tem muitos livros. A Biblioteca da nossa Escola é a mais bonita das Escolas e do Algarve." (Ana Filipa)


" A Biblioteca tem muitos livros giros e podemos ler esses livros. Também podemos fazer desenhos e pintar!" (Dinis)


"A Biblioteca tem muitos livros e também tem regras que devem ser respeitadas. Gosto muito da Biblioteca, dos livros, das historias e de ver filmes." (André)


"A Biblioteca é um sítio lindo e alegre onde toda a gente lhe apetece ler mais de mil livros e nunca mais sair de lá. Ela é generosa, querida, simpática e muito, muito mais. A Biblioteca é assim porque tem dentro pessoas que cuidam dela e são muito especiais." (Helena)
























Sem comentários: