segunda-feira, 10 de novembro de 2008

Sala do 1º Ciclo e do Jardim de Infância


Festa de Halloween 31 de Outubro de 2008


Nas duas semanas que antecederam o dia de Halloween, dedicámos a hora do conto, a esta festa. Contámos a história “Desculpa... Por acaso és uma Bruxa?”, aos alunos do 1º ciclo e do Jardim de Infância. Construímos um cenário de Halloween na Biblioteca com alguns dos personagens da história: a bruxa-mestra e o gato Leonardo, que animaram toda a Escola.
O gato Leonardo foi passando pelas salas de aula ao longo destes dias e os alunos cuidaram muito bem do bichano!

Pedimos aos alunos que dessem um nome à Bruxa uma vez que ela não tinha nome. Depois de muitas ideias, ficou a "Bruxa Chocolateira".

E agora aqui vai o resumo da história:

Leonardo era um gato preto que vivia triste e só, pois não tinha um lar, nem ninguém com quem ficar. Refugiava-se na Biblioteca, por este ser um lugar quentinho e acolhedor, mas também porque gostava de ler.
Certo dia, encontrou um livro especial “A Enciclopédia das Bruxas”, onde leu muitas coisas, entre elas que as Bruxas usavam meias às riscas, chapéus pontiagudos, voavam em vassouras, usavam caldeirões para fazer poções mágicas, mas o que lhe despertou mais a atenção foi a parte em que as Bruxas tinham muitos animais de estimação, e que o seu animal preferido eram os gatos pretos.
Decidiu então procurar uma Bruxa, na esperança de encontrar um lar.
Depois de muitas peripécias e confusões... volta à biblioteca desanimado, por não ter encontrado uma Bruxa, e qual não é o seu espanto quando vê seis Bruxinhas e uma Bruxa mestra, que tinham ido requisitar livros à Biblioteca.
No final, tudo acaba bem, Leonardo vai viver com as Bruxas na Escola de Bruxas e sente-se o gato mais feliz do Mundo.


Resumo do livro “Desculpa... Por acaso és uma Bruxa?
De: Emily Horn
Dina Livro Editora




Sem comentários: