domingo, 13 de dezembro de 2009

Aula complementar de História na Biblioteca, sala 1º Ciclo e J. Infância

No passado dia 27 de Novembro de 2009, a Biblioteca organizou uma aula complementar de História sobre o Património Local,em articulação com as turmas dos 3º e 4º anos da EB1 de Paderne. Esta actividade contou com a presença de um convidado especial, o Professor Graciano Cavaco.

No inicio do encontro ouvimos a aluna Beatriz Alves (4ºF), ler uma breve biografia do professor Graciano e a aluna Mónica Morgado (4ºE), um poema sobre Paderne.


A aula foi precedida pela projecção de algumas imagens de Paderne, povoação e arredores: castelo, moinho do Leitão, ponte Romana, ribeiras e açudos, casas, ruas, Igreja, etc.

No final foi oferecido a todos os alunos presentes uma pequena bandeira nacional e aos adultos um certificado de participação, bem como um marcador alusivo ao tema.

Entre outras coisas miúdos e graúdos ficaram a saber que o castelo de Paderne é um dos sete castelos da bandeira nacional, que as sementes de alfarroba eram utilizadas para pesar o ouro e a estratégia utilizada para conquistar o castelo aos Mouros.

Foi um encontro muito animado, onde não faltou um lanche de confraternização com alguma doçaria regional, tal como o queijo e as estrelas de figo, os pãerzinhos de chouriço, o bolo de mel e o apreciado chá de Bela Luisa.

No final todos saimos satisfeitos e mais ricos... em sabedoria, claro!

As imagens ilustram o acontecimento:





Sem comentários: